quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

CLUBE DOS DESMEMORIADOS!



          Eu amo fazer varias coisas ao mesmo tempo e adoro viver na correria tanto que quando paro já sinto a diferença. Isso porque me entedio fácil, detesto rotina e adoro aprender e conhecer coisas novas. Mas há algum tempo atrás me vi obrigada a procurar um neurologista por que o meu sistema estava dando curto eu estava sofrendo com temida falta de memoria. Confesso que fiquei muito preocupada até porque sempre tive uma memoria de elefante e de uma hora para a outra ela começa a dá pequenas falhas? Isso era sinal de algo em mim não estava legal. E foi justamente em um momento onde eu estava fazendo e acumulando muita coisa, trabalho, faculdade, grupo de dança, tarefas de casa, stress, responsabilidade com o meu sobrinho etc, etc... (E antes que alguém resolva apelar pela idade da criança aqui) eu tirei todas as minhas duvidas com o medico e comecei a pesquisar sobre o assunto e porque o nosso corpo reage desta forma. E se você esta passando pelo mesmo problema não precisa entra em pânico e só continuar lendo (e prestar bastante atenção, hein?)... 

Se foi tranquilinho decorar a tabuada e todos os marcos da linha do tempo na aula de história, por que se tornou tão difícil a simples tarefa de lembrar do horário da consulta e do cabelereiro? Simples, isso ocorre por que nós, jovens trabalhadoras, estamos tããão atarefadas que não conseguimos assimilar mais informações nem armazenar o trivial a nossa sobrevivência. Mas, antes de dramatizar e abraçar o travesseiro em lagrimas (Meu Deus, será que é Alzheimer precoce? Juro que eu também pensei nisso, mas por conhecer a doença e saber sobre seu histórico logo coloquei essa ideia para escanteio), observe a sua rotina. Esses miniesquecimentos costumam ser basicamente fruto de distração e excesso de atividades. (Que foi o que aconteceu comigo). 

E antes de continuar o nosso papo, você sabe o que é Alzheimer?? 
A doença de Alzheimer (Alois Alzheimer, neurologista alemão que primeiro descreveu essa patologia) provoca progressiva e inexorável deterioração das funções cerebrais, como perda de memória, da linguagem, da razão e da habilidade de cuidar de si próprio. Não se conhece a causa específica da doença. Parece haver certa predisposição genética para seu aparecimento. Nesses casos, ela pode desenvolver-se precocemente, por volta dos 50 anos. Pesquisadores levantam a hipótese de que algum vírus e a deficiência de certas enzimas e proteínas estejam envolvidos na etiologia da doença. Outros especulam que a exposição ao alumínio e seu depósito no cérebro possam contribuir para a instalação do quadro, mas não foi estabelecida nenhuma relação segura de causa e efeito a respeito disso.
Para saber mais sobre a doença entre no site do Doutor Drauzio Varella, clicando aqui!




E ai, a sua memoria é de aço ou esta mais para Dory Feelings? 

Sabemos que para conquistar nossos objetivos de vida o foco é primordial e sem ele não há memorização. Portanto, se você anda aérea, estressada, está na TPM, fica acumulando três trabalhos, está terminando o trabalho da faculdade que já deveria está pronto, fica naquela de dá atenção para família e os sobrinhos, resolve fazer mais de um curso de uma só vez, faz complementação de madrugada em vez de dormir e ainda vira a noite discutindo a relação, (tirando a TPM que eu não tenho, e a discussão gente... Bem vindos a minha nada mole vida! rsrs), então lapsos de memória são normais e aceitáveis. Isso por que segundo o doutor Leonard Verea só gravamos o que consideramos importante. E o que colocamos em primeiro lugar depende de fatores emocionais (cansaço, preguiça, e o tal ‘piloto automático’...) e técnicos como depressão e distúrbio de humor. 

Curte a dica! 

Só considere procurar um médico e tomar medicação se: 1. De repente todo mundo passar a criticar seu jeito viajadão. 2. Se você for à única (o) criatura da família a apagar da mente a mega festa de aniversario dos seus avos. 3. Se sua vida começar a degringolar pela falta de memória e nessa última categoria demissão e divórcio são as principais causas. 

E antes de eu me esquecer (agora é por causa da idade! rsrs) depois de livrar-se das criptonitas que deixam seu cérebro no ponto morto. Deixe sua cabeça tinindo aplicando hábitos saudáveis e introduzindo leituras regulares, atividades físicas e complementares. Tente fazer trabalhos manuais, cursos de línguas, música e até mesmo brincar com jogos, pois estes estimulam o aprendizado e o desempenho cognitivo. 

Espero que vocês tenham gostado do post e não se esqueçam de curtir o blog!

Bjus, shey!
Postado por Sheyla Rodrigues

0 comentários:

Postar um comentário