sábado, 15 de dezembro de 2012

ESSA LUTA TAMBÉM É SUA!



          A Lei Maria da Penha é um das maiores conquistas das mulheres e foi criada para a proteção delas contra a violência doméstica  e familiar. Este tipo de agressão fere os direitos das mulheres, humilha, maltrata e mata. A Lei obriga o Estado e a sociedade a proteger as mulheres contra esse tipo de violência durante toda a sua vida. Não importa idade, classe social, cor / raça, lugar onde mora, religião e orientação sexual.  Todas tem direito a uma vida sem violência  e a proteção perante a Lei que foi criada para modificar  uma terrível realidade: entre 1998 e 2008 - período de apenas 10 anos, cerca de 42.000 mulheres foram mortas no pais, o que significa 10 mulheres assassinadas por dia!

E 40% das mulheres foram mortas dentro de casa. Esses são dados da pesquisa Mapa da Violência do Instituto Sangari / 2011, a partir de informações do DataSus / Ministério da Saúde. Os dados são alarmantes pois segundo pesquisas uma em cada três mulheres já sofreu algum tipo de agressão no lugar onde deveriam estar mais protegidas ou seja, dentro de casa. Os números indicam a gravidade do problema, que envolve não só o agressor e a mulher agredida mais também toda a família e a sociedade, pois a violência doméstica é um problema de todos nós! Principalmente se ararmos para analisar que o Brasil é o sétimo colocado no ranking de homicídios, tendo como vitimas pessoas do sexo feminino.

Em 2008, a Organização das Nações Unidas (ONU) considerou a Lei Maria da Penha como uma das três melhores legislações do mundo no enfrentamento á violência contra as mulheres.Para acabar com a impunidade e construir uma nova vida entre homens e mulheres brasileiros, precisamos trabalhar juntos e gritar "Não" para qualquer tipo de violência seja ela qual for. 

O que você tem a ver com isso?

Mesmo que você faça parte de um lar saudável ou não tenha casos de violência na família  é importante estar atenta (o) á essa questão. Presenciar casos de violência e continuar calada (o) é um ato de omissão que pode custar uma vida, que amanhã talvez poderá ser a sua! 

Entre os dias 27 e 30 de Novembro, o Instituto Avon, a Avon Foundation For Women e a ONG Vital Voices reuniram delegações de 30 países para discutir e pensar sobre possíveis soluções para erradicar a violência contra as mulheres. E para ajudar e alertar a sociedade sobre o que está acontecendo em muitos lares do Brasil o Espirito Santo está encabeçando uma campanha linda de conscientização contra a violência doméstica, com o objetivo de fazer com que as pessoas que passam por isto se sintam motivadas e fortes o bastante para denunciar seus agressores. A campanha tem duas abordagens distintas, uma com mensagem para a sociedade e outra para as vítimas diretas deste tipo de violência. Na primeira, os pupilos da vez são os campeões capixabas de MMA, Rodrigo Damm e Erik Silva, que estão vestindo a camisa do projeto e representam os homens de bem e chamam todos para participar desta luta. Este convite à sociedade tem a vantagem de livrar as mulheres da responsabilidade da denúncia e de possíveis retaliações futuras.


A segunda abordagem é dirigida diretamente àquelas mulheres que sofrem com a violência dentro de suas próprias casas. Procuramos alertar que o fim deste processo, muitas vezes, é a morte. A campanha é forte e impactante. O conceito que permeia todo este trabalho é direto e tem como objetivo provocar uma mudança de atitude em relação às agressões: Mude sua vida, antes que acabem com ela.


A mobilização é uma iniciativa da  Secretaria de Politicas para as Mulheres (SPM) e deve ganhar mais destaque com a parceria firmada entre os órgãos competentes e a sociedade afinal, é preciso que a sociedade não se cale diante de tanta injustiça e denuncie, por que esse pequeno ato representa um grande passo para que a impunidade deixe de existir!

Vale ressaltar que: o número 180 ou 181 funcionam 24 horas por dia e é um canal da Secretaria de Politicas para Mulheres (http://www.sepm.gov.br) onde é possível desabafar e contar seu problema de forma anônima. Então se você conhece alguém ou está passando por esse problema e tem medo de falar, pegue o telefone e conte com a ajuda de quem está do seu lado preparado (a) para te ouvir.

E você, quer integrar a onda de mobilização disseminada pela Avon e o Vital Voices? É só acessar o site das instituições, acompanhar os eventos, baixar as publicações e descobrir maneiras de fazer a sua parte e ajudar muita gente. Visite o Vital Voices e o Instituto Avon.  

Derrube a barreira do preconceito e abra-se para acolher quem necessita. Abrace essa causa você também. Eu participo, e você??

Bjus Shey!
Postado por Sheyla Rodrigues

0 comentários:

Postar um comentário